Moda Tendências

UPCYCLING: ESTILO E SUSTENTABILIDADE

Hello guys! O mundo está mudando e isso é notório! O consumismo insano faz com que o planeta pague pelas nossas escolhas e a palavra de ordem do próximo milênio é a sustentabilidade. Mas como ser sustentável nesse mundinho fashion cheio de novidades? Muito além dos tecidos ecológicos, o novo hit é o  upcycling. Mas o que é? O que faz? Quais suas origens? Hoje, no Globo Repórter.

O termo vem da soma do “up” com cycling (de reciclagem) que significa dar um status novo e melhor a algo que acabaria, injustamente, no lixo. Aqui no Brazuca a gente conhece esse processo como customização. Claro que a moda também adotou o upcycling como uma proposta, além de sustentável, estilosa. Marcas e profissionais em todo o mundo já criam peças exclusivas reaproveitando tecidos e retalhos descartados pela indústria têxtil, que iriam direto para o lixo. Um enorme desperdício de recursos e os aterros lotados de materiais que ainda têm valor. Particularmente, acredito ser a área mais fascinante do reaproveitamento, por sua simplicidade e criatividade.

O upcycling é um termo que abrange vários processos. Técnicas como tingimento, patchwork, tie-die, e apliacação de bordados e outros aviamentos são muito utilizadas. Atualmente, essa técnica colocou seu foco no jeans. E não é por acaso. Você sabia que nas lavagens para se fazer uma única calça jeans são utilizados o volume que um ser humano adulto para tomar banho durante um ano? É, eu também não sabia e estou no chão até agora com essa revelação. Com a aplicação dessas técnicas as grandes marcas reaproveitam o material que seria lixo e transformam em peças artesanais, criativas e produzidas em pequena escala, que já vêm com história para contar.

Os caras mais estilosos já aderiram a essa tendência, que começou no final de 2016 e segue com força total para 2018. Pharrell Williams, o rei do estilo, já deu pinta com um visual totalmente customizado.  A querida modelo e empreendedora Mayra Sallie criou a MIG Jeans, que trabalha apenas com upcycling de jeans. A ideia surgiu numa aula de empreendedorismo e a mesma já ganhou cinco prêmios.

Mayra Sallie (à dir.) e suas socias na MIG Jeans Fonte: Divulgação

Cata esse look produzido pela MIG Jeans:

Se você não é o Pharrell e não te grana pra se jogar nessa tendência, saiba que você pode produzir sua própria customização. Eu mesmo já transformei calça em bolsa, calça em bermuda e regata básica em brusinha bapho com tachinhas e fitas de cetim. Mas se você não se sente seguro, existem vários tutoriais e oficinas, muitas delas gratuitas, que ensinam técnicas muito legais. A MIG oferece cursos, oficinas e workshops. Bora se jogar na moda e proteger o planeta? See you guys!

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe uma resposta