Filmes

CRÍTICA | SOBRE ESTÔMAGOS E BORBOLETAS


Você se lembra da sua infância? Das brincadeiras e de todas as sensações? As descobertas de um mundo novo e a confusão de sentimentos inesperados?! É sobre isso que se trata o curta Sobre Estômagos e Borboletas da iniciante no mundo do cinema Angela Rechia, de produção da Segunda Pele ProduçõesWallaroo Corp.

_mg_2663O curta conta a história de Luísa (Anna Clara Gomes), uma menina de 12 anos que tem um olhar lúdico sobre o mundo ao seu redor.  Ela cria um universo paralelo repleto de borboletas viajantes, onde se chama de Luísa Sanches, uma grande aventureira desbravadora das causas impossíveis. Entretanto, Luísa se sente confusa porque as borboletas do seu universo paralelo parecem ter uma nova morada, seu estômago.

sobre-estomagos-e-borboletasO projeto desse curta, que conta com a coprodução de Daniel Gravelli e Aimée Borges, tenta, segundo a diretora, resgatar o universo lúdico da criança no cinema. Universo esse que andava meio esquecido, devido ao olhar nas produções ser sempre do adulto.  É o filme para criança sob a ótica da criança. Esse é o grande acerto do roteiro de Angela.

_mg_2820Um ponto muito forte do curta é a escolha do elenco. Na maioria das produções infantis vemos as crianças em personagens de pequenos adultos. O que acontece de forma totalmente oposta no curta, pois as crianças brilham justamente por serem crianças. Destaque para o trio Anna Clara Gomes, Maria Julia Alves e Xande Valois que dão o tom certo para história com suas atuações extremamente naturais. Atenção para as cenas do banco da praça. Hilária!

A direção de fotografia de Alessandra Coelho e Lissandro Garrido trazem a delicadeza de que o lúdico exige. Bem como a escolha da trilha sonora original do iniciante Jorge Ardila, que soube compreender a alma da história e complementá-la de forma ímpar. Jorge também foi responsável pelo som direto e desenho de som da obra. A edição precisa e imperceptível de Angela e Jorge, fazem com que o curta flua de maneira simples. É como estar assistindo ao vivo uma cena do cotidiano.

Sobre Estômagos e Borboletas é um curta que faz você recordar sua infância de forma, ao mesmo tempo, saudosista e vívida. Serve para o adulto que mantém sua essencial infantil adormecida e para criança que quer se ver na tela como ela realmente é. Vale muito a pena conferir. See you guys!

Comentários

comentários

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Responder
    André
    18 de novembro de 2016 at 21:26

    Pessoal, muito bacana, mas apenas uma correção. A atriz que dá a vida a Luiza é Maria Julia Alves.
    Bjs

    • Anselmo Almeida
      Responder
      Anselmo Almeida
      18 de novembro de 2016 at 21:39

      Olá André. Obrigado por ler nossa crítica e nos dar o feedback. Continue nos acompanhando.

    Deixe uma resposta